Vinho Branco Doce La Concepcion Moscatel Alejandria
O vinho La Concepcion Moscatel Alejandria veio da Bolívia e possui cinco áreas de produção de vinho localizadas em cinco dos seus nove departamentos: Vale Central de Tarija, Vale Cintis em Chuquisaca, Vale Samaipata em Santa Cruz, Luribay em La Paz e Vinto em Cochabamba.
Entre essas áreas, o Vale Central de Tarija é o maior produtor de vinho da Bolívia, tendo quase 80% dos vinhedos do país e 93% da produção de uva destinada ao vinho.
De qualquer forma, embora a Bolívia não esteja entre os maiores produtores do mundo, seu vinho tem certas peculiaridades que fazem com que valha a pena experimentá-lo. Por exemplo, a colheita na Bolívia é um processo 100% manual, que dá pontos extras à seletividade e à qualidade final do vinho.
Segundo a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), um vinho é considerado de alta altitude quando as uvas de onde provém são cultivadas a 1000 metros acima do nível do mar ou mais.
Engana-se quem pensa que a Bolívia é destino apenas para aventureiros. Com a altitude que chega até 2.500 metros, a produção de vinhos ganha fôlego mesmo diante de fatores adversos. Um dos destaques são as vinícolas de Tarija, região que produz a bebida a partir de 1.600 metros acima do nível do mar, contando de fato com uma vasta rota turística.
A Vinícola La Concepción S.A., foi construída em 1978 com a contribuição de empresários de Tarija e La Paz, com base nas propriedades de alguns acionistas.
Em 2016, o grupo boliviano IKM assume o controle da empresa, que inicia uma etapa de expansão da cultura da vinha e ampliação do portfólio de produtos da empresa, bem como a exportação para novos mercados.
Benefícios do Vinho Branco Doce Moscatel de Alejandria
Ter em mãos um vinho de sobremesa branco boliviano de excelente qualidade, trazendo uma breve lembrança de Sauternes (vinho de sobremesa francês).
Descrição do Vinho La Concepcion Moscatel Alejandria
No aspecto visual, este vinho é límpido, brilhante e de cor amarelo manteiga. Na parte olfativa tem sua condição limpa, complexa de intensidade pronunciada, trazendo notas de mel roxas, uva passa branca, flores do campo e baunilha.
Na parte gustativa, este vinho é doce, de acidez média, características do sabor voltado a flores do campo e crème brûée.
Em memória olfativa/gustativa este vinho traz consigo uma doçura incrível que me faz recordar dos Sauternes
Maturação
Sem passagem por barrica.
Uva
Moscatel de Alejandria (100%)
Temperatura de Consumo
Apreciar em temperatura de 10°C a 12°C.
Dados Analíticos
Álcool: 12%
Harmonização
Ideal para acompanhar sobremesas e frutos secos.