Vinho Buçaco Reservado Branco
A história do Vinho Buçaco Reservado Branco vem do Palácio do Buçaco que começa no inverno de 1810. O Marechal André Masséna lidera o exército francês de mais de 100 mil homens que marcham através dos Pirineus. Ele recebe a ordem de ocupar Portugal e expulsar as forças britânicas da Península Ibérica. Para isso, ingressa em terras portuguesas pela Beira interior e planeja avançar em direção ao sul, até Lisboa. Em seu caminho, passa por uma região entre a Bairrada e o Dão, no distrito de Aveiro, onde há uma serra coberta por uma densa mata.
É nos altiplanos da Mata do Buçaco (ou Bussaco) que as tropas anglo-portuguesas comandadas pelo Duque de Wellington vão perpetrar suas primeiras tentativas de defesa contra a invasão que se aproxima. Usando como base o Convento de Santa Cruz do Buçaco, que pertence à Ordem dos Carmelitas Descalços, o general inglês quer se aproveitar da região escarpada para posicionar suas tropas e surpreender os inimigos.
No dia 21 de setembro de 1810, já conhecendo o itinerário do exército francês, Wellington organiza seus homens para a defesa. A grande investida, que ficaria conhecida como a Batalha do Buçaco, é travada seis dias depois, com enormes perdas para a França, que viram cinco generais morrerem, além de quase 4.500 soldados. Tantas baixas afetaram o moral dos homens de Masséna, que continua a campanha de invasão, mas acaba rechaçado às portas de Lisboa.
Apesar de não ter impedido o avanço francês, a Batalha do Buçaco ficou marcada na história como um dos grandes exemplos de táticas de defesa militar e é celebrada até hoje pelos portugueses.
Benefícios do Vinho Buçaco Reservado Branco
Estar diante de um dos rótulos mais longevos do mundo e com uma capacidade de guarda incomparável.
Descrição
É um vinho branco complexo e luxuoso, de perfil seco e mineral. Com caráter aromático aberto, apresenta um bouquet suave a nozes e baunilha, com notas de frutas cítricas e tropicais, levemente temperadas com nuances de casca de limão, que lhe proporcionam uma acidez cítrica e equilibrada.
Maturação
1 ano de passagem em carvalho francês.
Uvas
Encruzado, Maria Gomes e Bical
Temperatura de Consumo
Apreciar em temperatura de 8°C a 10°C.
Dados Analíticos
Álcool: 13,5%
Harmonização
Harmonizar com pratos de carne de vaca, cordeiro e caça, bem como queijos curados.