Vinho Campolargo Bical
A história do Vinho Campolargo Bical começa com avô Martinho, lavrador de Mogofores, produzia vinho tinto, sendo um dos raros vinificadores que separava as uvas brancas das tintas, fazendo certamente um belíssimo e famoso vinho branco. Ambos eram vendidos a granel em casas de negócio da região que o engarrafavam.
Tendo falecido em finais dos anos sessenta do século passado, tomou de fato, então seu filho, Manuel, a seu cargo a totalidade da exploração, cujas vinhas modernizou e ampliou, deixando no entanto de produzir vinho para o mercado.
Em meados dos anos noventa, iniciaram ensaios de vinificação com as diversas castas, entretanto plantadas, muitas das quais, pela primeira vez na região). Tomou-se então a decisão de começar a vinificar para o mercado e de construir uma nova adega. Os primeiros vinhos da marca Campolargo foram os da colheita de 2000, sendo que a nova adega apenas foi construída em 2004.
Atualmente, a terceira geração, Jorge Campolargo é responsável pela vinha e Carlos Campolargo pela adega e vendas. Mas há já a colaboração da quarta geração, Joana Campolargo, que assegura certamente o apoio administrativo e as relações externas.
Benefícios do Vinho Campolargo Bical
Estar diante de um vinho que possui um alto potencial de guarda e que teve as seguintes premiações:
- Guia Vinhos de Portugal 2018, João Paulo MartinsCampolargo Branco 2015, 17,5, Best of the year in white wines;
- Guia Vinhos de Portugal 2018, João Paulo Martins Campolargo Bical White 2015, 17;
- Revista de Vinhos, a Essência do Vinho nº 335, October 2017 Campolargo Bical White 2015, 16,5;
- VINHOS-Grandes Escolhas nº 6, October 2017 Campolargo Bical White 2015, 17,5 best buy;
- (EUA) Wine Enthusiast, July 2017 Campolargo Bical White 2015, 90p;
Descrição do Vinho Campolargo Bical
Vinho tem um aspecto límpido de cor palha. No nariz, sua condição é limpa, intensidade média, com características de frutos secos, giz, fumados e maçã.
Além disso em boca, apresenta cremosidade e com acidez deliciosa. Notas de tosta, brioche (fermentação de pão) e frutos secos são evidenciados no final de boca.
Maturação
O vinho passou por prensagem das uvas inteiras seguida de decantação e fermentação em tonel de castanho e barricas usadas de carvalho francês, sem controle de temperatura. Onde, de fato, permaneceu até ao seu engarrafamento.
Uva
Bical
Temperatura de Consumo
Apreciar em temperatura de 10°C a 12°C.
Dados Analíticos
Álcool: 11%
Harmonização
Pode ser apreciado com saladas, pratos de peixe ou além disso combina bem com carnes brancas.
Produtor
https://www.campolargovinhos.com/pt/vinhos/detalhes/campolargo-bical_97/
Para saber mais sobre esse vinho ou alguma informação entre em contato clicando aqui.