Vinho Tinto Vinha Pan Luís Pato
O Vinho Vinha Pan Luís Pato vem da família Pato que produz vinho na Quinta do Ribeirinho desde, pelo menos, o séc. XVIII. João Pato começou a engarrafar vinho das suas vinhas em 1970, tornando-se o primeiro produtor/engarrafador na região da Bairrada depois da sua demarcação.
O seu filho Luis Pato herdou o seu espírito inconformista e pioneiro, e em 1980 produz o seu primeiro vinho, um monovarietal de Baga de uma qualidade excepcional e raridade absoluta, que é hoje procurado por apreciadores como um tesouro.
Em 1985 enceta duas revoluções na Bairrada: faz vinho tinto de uvas desengaçadas e estagia vinho em pipas novas de carvalho francês. Em 1988 planta Baga em “pé franco” (vinhas não-enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxera e produz o primeiro Vinhas Velhas do país.
Em 1990 participa pela primeira vez como júri no International Wine Challenge, concurso que assume como uma escola de prova de vinhos e um guia na forma de olhar e conhecer os vinhos e a volatilidade dos gostos por todo o mundo.
Em 1995 lança vinhos de vinha única: Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Em 1998 compra a Vinha Formal para produzir o seu vinho branco de topo de gama de vinha única.
Benefícios do vinho Vinha Pan Luís Pato
Estar diante de um vinho que cujo o produtor soube mais que ninguém domesticar a uva Baga! Vinho que tem um potencial de guarda incrível e que recebeu seus 92 ptos, pelo critico de vinhos Robert M. Parker Jr.
Descrição
Verdadeiro clássico de minúscula produção, o Vinha Pan é um dos cultuados Bairrada de vinhedo único e cultivados em solos argila – calcário. Elaborado utilizando rendimentos incrivelmente baixos, é muito refinado e potente, ostentando um bouquet muito complexo e uma fantástica textura do palato. Chama atenção pela precisão e qualidade de suas frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias, com sua acidez cortante e seus taninos tensos e firmes conferindo sustentação e profundidade ao vinho. Fluido e cheio de finesse, tem final persistente, com toques de cerejas, de groselhas, de alcaçuz, de tabaco, de grafite e terrosos.
Maturação
Maceração com película por 3 semanas, sempre desengaçado, fica em carvalho francês usados e que fica no período de 2 anos.
Uva
Baga
Temperatura de Consumo
Apreciar em temperatura de 16°C a 18°C.
Dados Analíticos
Álcool: 13%
Harmonização
Ideal para acompanhar cozido a portuguesa, ensopado de borrego e assados.